Pesquisar neste blogue

sábado, 12 de abril de 2014

GAROTA DE IPANEMA

http://static.br.groupon-content.net/49/85/1350513228549.jpg
Uma das músicas brasileiras mais conhecidas e interpretadas por inúmeros cantantes quer autóctones quer internacionais é, com certeza, a canção Garota de Ipanema. Composta em 1962, com letra de Vinicius de Moraes e música de António Carlos Jobim, a sua melodia de bossa nova, a cadência doce e parcimoniosa da voz do cantor e a mensagem sugestiva e evocadora que contém a letra, transporta-nos ao calor do verão, às idílicas praias de Rio de Janeiro e à contemplação prazenteira da sensual imagem de uma jovem a caminhar devagar sobre a limpa areia apenas vestida com um lindo fato de banho, um insinuante biquíni que deixa o espectador ensimesmado com a visão de um estonteante corpo escultural muito sedutor.
A musa original inspiradora da canção foi Helô Pinheiro, na altura uma linda moça de dezoito anos que passava cada dia a frente do bar de um dos compositores quando rumava para a praia. Na atualidade Helô Pinheiro, à idade de 68 anos, já não é uma garota, mas ainda conserva a sua beleza natural.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ea/Helo_Pinheiro.jpg/200px-Helo_Pinheiro.jpg
Helo Pinheiro na atualidade.
Como já disse no início, muitas têm sido as versões que se fizeram de esta música, não só cantadas em português, mas também em inglês, em espanhol ou ainda em uma mistura de línguas. De igual maneira, além de Vinicius de Moraes e António Carlos Jobim (a versão que aqui incluímos no vídeo anexado), muitos foram também os cantores que interpretaram esta canção quer individualmente quer em duo. Alguns deles são: Caetano Veloso com João Gilberto ou com Roberto Carlos, Vanessa da Mata, Frank Sinatra, Jarabe de Palo,...
Escutem a música com atenção, fechem os olhos, fiquem descontraídos e submergiam-se no deleite de umas férias desejadas e bem merecidas.
Coragem! O verão está a esperar por nós. Viva o verão... e as mulheres!


Origem das fotografias: Google images.

Origem do vídeo: youtube.

Sem comentários:

Enviar um comentário