Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

TRADIÇÃO À MESA!

Conta-se em Elvas que o tão conhecido BACALHAU DOURADO, nasceu lá, há mais de 30 anos, nas cozinhas da Pousada de Santa Luzia. A sua cozinheira tentando fazer talvez “cozinha de autor”, ou quiçá preparando um prato já conhecido por ela, criou um manjar para todos, e que hoje podemos degustar em muitos locais nem só da raia, também em restaurantes de toda a geografia da península, e até comprá-lo já cozinhado, pronto para comer!.
Há muitíssimas receitas de bacalhau dourado, com alho, sem alho, com cebola e sem cebola, para uns com azeite de girassol, e para outros melhor com azeite da boa, da azeitona. E eu, realmente não sei qual é a fórmula original, mas hoje tentarei explicar-vos como é a minha receita, que porventura pode ser a verdadeira!, porque leva na minha família muito, muito mais de 30 anos, mas no meu receituário não aparece com este nome.
BACALHAU DORURADO            (Receita para 4 pessoas)
        Ingredientes
~ Bacalhau salgado em postas, (1/2 quilograma).
~ 1 cebola, não muito grandinha.
~ Azeite da boa, da azeitona, para fritar bem.
~ 1 quilograma de batatas.
~ 6 ou 8 ovos, dependendo do tamanho.
Preparação
É preciso DESSALGAR OU DEMOLHAR O BACALHAU. Para tirar o sal primeiro lave-o, e depois coloque-o num recipiente sempre com a pele para cima, não esqueça!,  e cubra-o depois com água fría. Tenha em conta que é melhor levar o tacho para o frigorífico e renovar a água várias vezes até  ficar dessalgado, mais ou menos um día, mas é melhor ir provando-o.
1  » Quando o bacalhau esteja pronto, pegue nas postas e desfie-o, sempre com as mãos, fazendo fios pequenos.
2 » Descasque as batatas e corte-as em juliana até obter batatas palha, ponha-as em água muito fría durante duas horas e  depois frite-as muito bem. Isto realmente não é difícil de fazer, mas por causa de precisarmos muito tempo, é melhor comprar um saquinho que batatas palha já fritadas. (Eu faço a receita das duas formas segundo o tempo disponível).
3 » Corte a cebola em rodelas ou pedazinhos, e leve-a numa frigideira ao lume. Refogue as cebolas e antes de alourar, retire e transfire o refogado para um recipiente.
4 » No mesmo azeite de fritar as cebolas (pouca quantidade de azeite), deite o bacalhau desfiado e,  deixe que o bacalhau coza e frite devagarinho, movendo a frigideira para misturarmos bem o líquido do bacalhau e o azeite. Quando ficar feito, retirar (5 minutos mais ou menos).
5 » Agora num recipiente fundo, bata bem os ovos, e acrescente um bocado de sal (cuidadinho que é bacalhau  dessalgado), adicione as batatas, a cebola e o bacalhau com o seu bocadinho de líquido e azeite, misture todo bem e deixe repousar durante uns minutos até ficarem bem ensopadas as batatas sem perderem o crocante (isto também é muito importante para o resultado final).
6 » Leve a mistura ao lume numa boa frigideira e remexa continuamente com ajuda de um garfo grande até obter um resultado como o da fotografa, na bandeja!.
Se quisermos tomar o gosto desta bacalhau antes de nós experimentar na cozinha, há locais em Badajoz realmente bons, nos quais esta receita pode ser uma “tapa de balcão”.
Restaurante “Doña Purita” . C/ Melendez Valdés 53, Badajoz. Muito boa relação qualidade/preço. Perguntem por Raul, o seu dono, realmente atencioso.
Restaurante “Cocina Portuguesa”. C/ Muñoz Torrero 7, Badajoz. É claro que o seu dono não é “umas castanholas” como dizemos em Espanha, mas o bacalhau dourado é muito, muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário